Dolores

Dolores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O 'pecado' da reprodução

Reprodução de cães é um assunto bem delicado. Experimente postar em alguma comunidade que você vai colocar seu cãozinho para cruzar. Você será apedrejado, repudiado e tratado como se estivesse cometendo o maior dos pecados. Farão vudu nas suas fotos. Respostas relacionadas à superpopulação e ao abandono de cães serão as mais leves. Você será chamado de cachorreiro sem coração.
O engraçado que nessas comunidades, em especial, nas voltadas para as raças mais caras, você pode contar no dedo quem adotou um cãozinho ao invés de comprar (por um preço bem salgado) um exemplar luxuoso.
A unanimidade aconselhará a castrar sua cadela.
Bem, toda unanimidade é burra, já dizia minha vó.
Antes da Dolores tive um casal de poodles - Fred e Pitchula. Posso afirmar que em 90% dos cios da Pitchula, ela teve filhotes. Éramos contra o anticoncepcional e não pensávamos em castrá-los. Todos os anos tinham filhotes em casa. A pitchula teve ninhada de até 12 filhotes. Uma loucura!
Meus poodles nunca tiveram uma diarréia. Nunca precisaram ir ao veterinário. O Fred viveu 17 anos e a Pitchula viveu 14 anos (morreu de tristeza, 6 meses depois que o Fred morreu, tadinha)
Nunca vendi um filhote deles. Todos foram doados para quem amava cachorro. Nunca soube de história de abandono dos filhotes do Fred e da Pitchula, ou de um amigo que ganhou o filhote e virou 'cahorreiro' para ficar 'rico'.

Nossa única missão na Terra (evolutivamente falando) é reproduzir descendentes férteis e saudáveis para preservação da raça. Por que reproduzir é algo tão pecaminoso???
Entendo todos os motivos do apoio a castração. Entendo que a maioria das pessoas que cruzam seus cães é para obter lucro. Mas não acho correto generalizar e recriminar de tal forma àqueles que querem filhotes.

2 comentários:

  1. Olá Dolores..primeiro lugar, parabéns pelo blog! Já estou seguindo!!!
    Quanto a reprodução é um assunto complicado..nem comento. Só o que eu não gosto da unanimidade que todos os cães devem ser castrados. Acho que um equilíbrio e uma decisão consciente dos malefícios que podem existir tem que estar em cada um de nós. Ser dono responsável n é apenas dar ração, agua, passeio e carinho e castrar...
    é muito mais que isso!!

    Parabéns pela sua atitude de tocar nesse assunto.

    beijos

    www.omundopet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei, Carol... aliás, estou amando o su blog inteiro.

    ResponderExcluir