Dolores

Dolores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


Domingo de carnaval, parque lotado de crianças e famílias felizes e saltitantes. Domingo é o dia oficial do parque aqui. Frequentar esses locais ajudou muito a Dolores a socializar e a interagir com os outros cães. Lembro o primeiro dia que soltei ela da coleira. Cheguei no parque e encontrei a Tula e Andrea com seus pequenos livre e soltos. Confesso que fiquei chocada num primeiro momento - 'mas eles não fogem?', perguntei. A Tula, com sua sabedoria disse: 'se fugir tem um monte de gente aqui para correr atrás'.
A Dolores ficou alucinada com tanta liberdade. Vez ou outra ela me dá umas carreiras daquelas de deixar a gente com metade da língua pra fora. Mas é bom para manter a forma.
No inicío também avançava em tudo quanto é cachorro. Odiava a Mel e o Bial.
Hoje parecem três amigos. Na verdade duas amantes e um cachorro. A Dolores se apaixonou perdidamente pela Mel e o Bial fica ali, assistindo e tentando se aproveitar da situação. A alegria deles no parque é contagiante.
A maioria das pessoas não sabem da importância da socialização dos cães. Principalmente quando filhotes.
Quantas e quantas vezes já ouvi: 'eu não levo meus cachorros em locais públicos de jeito nenhum, e o risco de doenças?!?'
E o risco do cachorro desenvolver inúmeras fobias por conta de nunca ter convivido com outros da sua espécie? Ninguém questiona.
Cachorros agressivos, com medo de tudo, com problemas de pele que ninguém encontra a causa, são algumas das inúmeras consequências da não socialização.
Submeter o cão aos inúmeros estímulos do mundo significa que seu pequeno esta experimentando a VIDA!






3 comentários:

  1. Que lindo nossos bbs no parque!!! Esse eh o labradoido que pulou no lago e a Mel quase foi junto!!
    Tah uma delicia ler sobre vcs!

    ResponderExcluir
  2. Amei o Blog da Dolores... essas fotos no parque então, tudo de bom!!!

    ResponderExcluir